sábado, 3 de setembro de 2011

A importância da Cultura em nossas vidas


Segundo o dicionário Aurélio – cultura tem sua origem no latim cultura, que significa cultivar o solo, cuidar, somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica. Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povos. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um fator essencial na promoção da saúde. O indivíduo deve encorajar a diversidade na área, lembrando que o conhecimento inovador é responsável por produzir transformações no cotidiano. A cultura produz identidade e coesão social, abrindo também novas oportunidades para a crítica, a empatia e a política.
Nossa cidade realmente está carente de projetos culturais, como uma Casa de Cultura que ofereça alguns cursos de artesanato, música, dança e pintura, BUERAREMA precisa de projetos culturais que realmente complemente ela. Temos inúmeros músicos, artistas de diversos gêneros em nossa cidade. Eles merecem muito mais, como Festivais de Música, apresentações de teatro, Gincanas, feiras de arte, dança entre outros variados projetos que nossa cidade pode abrigar.
O artista seja ele escritor, pintor, cantor, compositor – e também o esportista – sente-se grande quando sua identidade cultural é reconhecida. Alguém que é respeitado pelo que é capaz de realizar, e, na velhice, mesmo se incapaz de criar, por limitações decorrentes da idade (mãos trêmulas, declínio da voz, fraqueza muscular etc.) será freqüentemente solicitado a transmitir suas vivências aos mais jovens. Desta forma, o indivíduo sente-se útil e é gratificante recordar as glórias passadas sentindo que contribui ainda para estimular e incentivar o ideal de uma vida.
O grande papel de projetos culturais é o fortalecimento da identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mentais e sociais condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde. O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil. Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçado na felicidade de cada um.

Por: Tony Felício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário