sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Políticas para os JOVENS a importância de ser um JOVEM ATUANTE em sua comunidade.



As políticas públicas para os jovens avançaram a passos largos nos últimos anos. O dia internacional da Juventude – comemorado em 12 de agosto – é um momento importante para fazermos um balanço e apontarmos os próximos desafios. O Brasil, que cada vez mais se torna referência internacional no combate à pobreza e no crescimento econômico com distribuição de renda, também é uma das lideranças mundiais na implementação de ações que promovem o jovem como um sujeito de direitos e que acreditam no seu potencial para alavancar o nosso desenvolvimento.

Por outro lado, os desafios são muitos. Os jovens brasileiros se desenvolvem de maneira desigual. O nível de escolaridade dos jovens rurais é 30% inferior ao dos urbanos. A taxa de analfabetismo entre os jovens negros é mais que duas vezes maior do que entre os não negros: 3,4% contra 1,4%. O desemprego juvenil é, ao longo dos levantamentos dos últimos períodos, quase três vezes maior que a taxa de desemprego dos adultos.


Agora, as políticas públicas caminham no sentido da expansão da concepção dos direitos da juventude. O foco é a garantia de que o jovem tenha autonomia para desenhar a sua trajetória e condições para viabilizar a sua emancipação. Para além dos direitos fundamentais, como saúde, educação, cultura, habitação e trabalho, o jovem deve ter o direitos ao território, à experimentação, à diversidade, à participação e ao desenvolvimento integral.

Somos 50 milhões de jovens brasileiros. Em nenhum outro momento da história, este segmento da sociedade foi tão representativo. É hora de ousar nas políticas públicas de juventude para construir o Brasil sonhado por tantas gerações. Venha somar forças, faça parte do MACUCO JOVEM.
        
                 JOVENS UNIDOS POR BUERAREMA!                                                  


Por: Robson Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário